Kat para HelloGiggles: Abracem seus cérebros — garotas, não tenham medo de mostrar sua inteligência
12 de março de 2016 categoria principal: Artigos
Postado por Leili Santos
COMPARTILHE

Hoje começaremos uma série em que cada sábado postaremos um dos textos que a Kat escreveu para o HelloGiggles, no total são quatro textos. Confira o primeiro:

Como mulheres, não importa a nossa idade, estamos constantemente vendo os anúncios e imagens sobre como deixar seu cabelo mais cheio, seus lábios mais suaves, e seus cílios mais longos, que nos obriga a nos concentrar em nossa aparência. Em uma reflexão mais aprofundada, não deveríamos nos concentrar sobre o que está dentro de nossa cabeça ao invés de sobre ele? Ultimamente, parece que a escola (e a educação em geral, aliás) assumiu uma espécie de estigma negativo. Sim, eu sei que às vezes pode ser esmagador (como as semana de provas finais) e outras vezes há matérias que nós simplesmente não podemos suportar (contabilidade chuta a minha bunda sempre), mas isso não significa que a escola é completamente ruim. Você pode aprender muito, expandir seus horizontes e mudar seu ponto de vista sobre a vida sentada em uma sala e simplesmente estudando. A educação tornou-se tão subestimada. As pessoas se concentram nos aspectos negativos e difíceis, e esquecem os benefícios e a emoção da aprendizagem.

Olha, eu não estou dizendo que receber educação é fácil. Como alguém que se formou no colegial com honras aos 14 anos, que recebeu um Bacharelado em Ciências de Administração de Empresas com summa cum laude aos 17, e que agora está trabalhando por um Mestrado em Economia Aplicada, tive a minha quantia de longas horas e noites sem dormir me matando de estudar para provas e escrevendo trabalhos. A aprendizagem pode ser um desafio, mas nesses momentos difíceis, encontramos a nossa força e temos a oportunidade de provar a nós mesmos, nossos colegas e nossos educadores do que realmente somos capazes. Superando os obstáculos, sejam eles quais forem, descobrimos nossa força interior e adaptabilidade, qualidades que nos serão úteis em situações para o resto de nossas vidas.

Eu sou uma pessoa de matemática, mas isso não significa que todas as matérias são fáceis para mim. Ciência, por exemplo, sempre foi um pouco mais difícil para mim — e eu venho de uma família que trabalha principalmente nas indústrias de ciência e medicina. Você não tem que amar matemática ou ciências para ser inteligente. Se toma todos os tipos e interesses para tornar o mundo o belo lugar que é. Talvez você simplesmente não consiga calcular esses logaritmos, não se preocupe! Talvez você é um talentoso escritor, artista ou músico. Talvez você é ótimo em cuidar dos outros, ensinando, ou ouvindo os problemas dos outros. Foi dado para cada um de nós dons e talentos únicos. Sejam eles quais forem, eles são válidos e vale a pena perseguir e transformar em carreira. Se você fazer o que ama, você ama o que faz e vive uma vida mais feliz! A sua “inteligência” surge em diversas formas! Só porque a sua inteligência pode não ser convencional, não a torna menos importante ou crível.

Algumas garotas hoje em dia e jovens têm medo de parecerem inteligentes, porque elas acham que não é “legal” ou “quente” ser inteligente. Há tantas imagens e representações dos estereótipos femininos da “garota gostosa estúpida” e da “garota nerd” que as meninas pensam que têm de escolher entre inteligência e beleza. Eu tenho uma notícia para vocês, garotas! Cérebros são bonitos. Quando você pode falar com inteligência sobre um assunto com paixão e compreensão, seus olhos se iluminam, seu espírito ilumina, e você sorri um pouco. Eu não consigo pensar em uma imagem mais bonita se tentasse. Você acha que a garota dos sonhos de qualquer rapaz vai ser uma menina vazia, que não se preocupa com a educação? Não! É alguém que é inteligente e pode manter uma conversa com algum conhecimento sobre o assunto.

Há uma frase de Plutarco sobre a inteligência que eu amo: “A mente não é um recipiente a ser preenchido, mas um fogo a ser aceso.” Então reacenda sua paixão pela educação — aprenda tudo o que há para saber sobre este mundo, como ele funciona, como as outras pessoas pensam, e como isso afeta o passado, o presente e o futuro. Ouça garotas, ser inteligente é sexy: Mostre o seu cérebro, esse é o seu melhor trunfo.

Fonte | Tradução: Leili – Equipe Kat McNamara Brasil