ENTREVISTA: Kat McNamara fala sobre mulheres na ficção científica ao AskMen
24 de março de 2016 categoria principal: Entrevistas
Postado por Leili Santos
COMPARTILHE

Kat comentou sobre o espaço de personagens femininas em projetos de ação e ficção científica ao site AskMen. Confira:

Existiu uma época em que as mulheres eram negligenciadas em filmes de ação, mas esses tempos estão mudando. Isso é verdade especialmente no mundo da ficção científica, por ter um grande movimento de empoderamento feminino. Katniss em Jogos Vorazes, Rey em Star Wars, Furiosa em Mad Max e a equipe feminina de Caça-Fantasmas… Mulheres são duronas demais.

Outra que também se encaixa na descrição é , que está aparecendo agora no mundo da ficção científica. Ela não só está matando demônios como personagem principal de Shadowhunters (você talvez se lembre dela também de Maze Runner: Prova de Fogo), ela agora está tomando um dos 99 lugares na nossa #CrushList de 2016.

Nós conversamos um pouco com uma de nossas crushes para descobrir o que se precisa para ser uma personagem feminina fodona.

Então, quais são as características de uma mulher fodona em um papel de ficção científica?
A dureza e a vontade de acreditar. Essa paixão pelo que quer que seja que estão lutando – uma causa, uma pessoa ou amor -, isso cria sua imprudência e vontade de mergulhar de cabeça. Também tem que ter certa vulnerabilidade. Isso é uma coisa que as pessoas não pensam com frequência sobre essas personagens. Isso é o que as humaniza e faz com que as pessoas se importem com elas. Elas têm sim defeitos e vulnerabilidades. Esse é o pacote que as faz incríveis.

Quem são suas personagens femininas favoritas na ficção científica atual?
Rey de Star Wars é o resumo de mulheres na ficção científica de hoje em dia. Obviamente, Carrie Fisher/Princesa Leia também, porque cresci assistindo Star Wars. Essa personagem sempre foi o centro da minha vida na ficção científica. Jessica Jones é também uma das minhas favoritas e Scarlett Johansson como Viúva Negra. É realmente bem animador ser uma mulher no mundo da ficção científica hoje em dia porque há tantas personagens desenvolvidas nesse mundo.

Agora algumas pessoas dizem que é coisa do momento, outros falam que é uma moda, mas porque você acha que mulheres têm sido estrelas dos maiores filmes de ficção científica recentemente como em Star Wars, Jogos Vorazes e Gravidade?
Já era hora. Eles sempre criam histórias diferentes e mudam a perspectiva das coisas. Por muito tempo houve foco em homens e em mostrar a visão masculina das coisas, mas agora é uma transição para mudar esse ponto de vista. Mulheres são duronas, mulheres são joviais e têm esperança eterna. Isso dá uma nova perspectiva para contar essas histórias.

Você acha que as personagens femininas principais precisam andar numa linha tênue em que precisam ser fortes, exalar uma certa dureza, mas não pode fazer isso exageradamente ou serão vistas negativamente, pouco femininas?
Há sim uma linha a se seguir, mas se você se basear na realidade, isso tudo vem de um lugar honesto. Mulheres são fortes, mas às vezes apresentam essa dureza de maneiras diferentes. Uma mulher pode ser acanhada, feminina e a mais afetada personagens e ainda ter uma dureza tão aparente quando a de uma personagem super heroína ou uma guerreira do tipo soldada. É tudo sobre a história, a personagem e os rumos dos eventos nesse pedaço de trabalho e como essa personagem é apresentada.

Eu vi você falar sobre o padrão duplo de gêneros para homens e mulheres na ficção científica – principalmente super herois. Você comentou que sua personagem, Clary, sempre luta em sapatos de salto alto e vestidos. Acredito que a sociedade não esteja preparada para uma selfie da Lara Croft sem maquiagem que acabou de acordar?
Talvez o mundo não esteja preparado para uma selfie da Lara Croft sem maquiagem, mas isso é só a essência dessa história. É para isso que tudo acaba indo: se isso vem junto para contar a história efetivamente, é o que importa. Muitas vezes na nossa série Shadowhunters, nós podemos usar alguma coisa sexy de couro sob a desculpa de que vamos matar demônios, mas é tudo parte do tom da série e da história. Mas algumas pessoas dizem que se os papeis de mulheres fossem mais reais na ficção científica, elas estariam vestindo roupas mais confortáveis. A Mulher-Maravilha usaria mais roupas de ginástica e menos daquela coisa super sexy. Isso depende da perspectiva pela qual você está contando a história. Também depende do que dá certo para a Mulher-Maravilha. Se ela precisa usar mais roupas de ginástica e calças de lycra para fazer seu trabalho, então que vá em frente. Se ela quer usar uma mini-saia e colãs, então use.

Parece que a nova geração está mais consciente sobre o padrão de gêneros. Eles estão mais informados que as gerações passadas e talvez não tolerem tanto. Você concorda com isso ou acha que isso nunca vai mudar?
As coisas sempre estão mudando e é isso que é incrível sobre a geração mais nova tendo mais influência nas histórias que estão sendo contadas em filmes e televisão. A geração mais recente é mais consciente não só sobre gênero, mas sobre raças e diversidade de qualquer tipo e por causa disso nós vamos começar a ver uma mudança na escolha das personagens e em como as histórias serão contadas. Isso varia das roupas, para penteados e maquiagem, sobre como certas personagens são representadas nas histórias. É ótimo quebrar barreiras e estereótipos. Acho que vamos ver isso com cada vez mais frequência, o que faz ser divertido para mim ser uma mulher jovem nesse meio e acompanhar o progresso.

Quem foram os personagens de ficção científica e os atores por trás deles que inspirou você enquanto crescia?
Star Wars teve um papel enorme em como eu via ficção científica enquanto crescia. Foi uma coisa que minha família fez junto; nós assistimos Star Wars. Foi minha infância e é muito nostálgico pra mim. Princesa Leia foi uma das primeiras personagens fodonas que eu vi quando criança e realmente mudou o jeito como eu vejo como mulheres são vistas e como histórias são contadas. Quando cresci um pouco, vi Jennifer Lawrence em Jogos Vorazes, essa foi outra personagem que mudou o modo como eu via como mulheres eram representadas em filmes e televisão.

Quais são seus filmes de ficção científica favoritos de todos os tempos?
Star Wars é definitivamente o número um. Os filmes de Os Vingadores também. Eu amo eles porque você tem um gostinho de trabalho em equipe em alguns desses filmes. Então você vê filmes como Os Vingadores com tantos personagens que você ama desse universo trabalhando juntos – mesmo que de má vontade – para salvar o mundo, e isso é bem divertido de assistir. E além desses, eu diria Jogos Vorazes.

Fonte | Tradução: Camila – Equipe Kat McNamara Brasil